Uma parte fundamental da construção ou reforma é o revestimento das paredes, afinal é ele que vai garantir o efeito estético e a proteção. Cozinhas e banheiros são ambientes diferenciados, por causa da umidade e, como resultado, merecem atenção especial.
Existem no mercado em variados tipos, materiais e cores, para paredes internas ou externas, para áreas secas ou úmidas e que se adaptam a qualquer estilo e bolso. Os mais comuns são as tintas, cerâmicas, azulejos, papéis de parede, porcelanatos, pastilhas e pedras. Com tantas opções e possibilidades, é normal uma certa confusão na hora de escolher o ideal para o seu projeto. Para facilitar sua escolha, abordaremos nesta matéria sobre o revestimento para cozinhas e banheiros. Garanta o impacto visual desejado e a praticidade na hora da limpeza com o revestimento de paredes internas ideal para cozinhas e banheiros.
Revestimento de Paredes para Cozinhas e Banheiros
Para a maioria das famílias a cozinha costuma ser um local de reunião e confraternização. Por ser o ambiente com mais contato com a gordura, o revestimento para a cozinha deve levar em conta a resistência e a facilidade de manutenção, além de combinar com o restante da decoração.
Os banheiros são expostos continuamente ao vapor, água e umidade. Este local precisa de atenção redobrada para evitar possíveis problemas por conta desses fatores e, ao mesmo tempo, associar praticidade, resistência, beleza e conforto.
Para ajudá-lo a aliar estilo, funcionalidade e conforto nestes espaços que possuem algumas particularidades, falaremos um pouco sobre alguns tipos de revestimento possíveis para esses ambientes. Acima de tudo, lembre-se sempre de que é possível unir beleza, praticidade e estilo. A escolha correta dos materiais, assim como da equipe de profissionais competentes são fatores de sucesso em qualquer construção ou reforma.
Cerâmicas
Bastante populares e com preços que cabem em qualquer orçamento, a cerâmica nunca deixa de ser tendência. Além da variedade de estilos, modelos, cores e padrões, as cerâmicas são perfeitas para ambientes úmidos como cozinhas e banheiros, mas não se restringem a eles. Fáceis de limpar, bonitas e duráveis, combinam com qualquer estilo de decoração.
Azulejos
Com características muito similares à cerâmica, o azulejo difere apenas na composição da massa, no tamanho e no uso, já que são indicados apenas para revestir as paredes. A variedade de cores, modelos, texturas e relevos é enorme, criando infinitas possibilidades na hora de escolher um estilo. O uso de azulejos portugueses, caracterizado pelas cores branca e azul e pelos desenhos, tem ganhado destaque na decoração de cozinhas e banheiros.
Pastilhas cerâmicas ou de vidro
Extremamente duráveis, criam uma textura natural com um efeito final muito bonito. Resistem ao calor, água e vapor constantes, sendo por isso muito utilizadas em banheiros, mas também se adaptam perfeitamente na hora de revestir as paredes da cozinha. Muito versáteis, podem ser encontradas em diversos tipos, cores, acabamentos e materiais.
Pedras
A diversidade de pedras que pode ser usada na hora de revestir banheiros ou cozinhas é imensa: granitos, mármores, arenitos, ardósias, entre outras. Podem ser encontradas em diversos tamanhos e cores e se adaptam a qualquer estilo de decoração. Evite utilizar pedras porosas, pois não são adequadas para ambientes úmidos.
Porcelanato
Muito bonito, prático e durável, o porcelanato é uma boa opção para essas áreas, apesar do custo ser um pouco maior do que outros tipos de revestimento. Opte pelo esmaltado ou estruturado, por serem mais resistentes a ambientes úmidos.
Ladrilho hidráulico
Assim como o porcelanato, tem o custo um pouco maior, já que as peças são feitas artesanalmente, de forma individual, mas o resultado final compensa, não só pela durabilidade como também pelo aspecto visual. Além disso, por não necessitarem de queima em fornos, os ladrilhos hidráulicos são amigos do meio ambiente. Podem ser encontrados em diversas cores e padrões e podem ser inclusive, personalizados.
TAGS: Revestimento Interno, Revestimento de Cozinhas e Banheiros, Cerâmicas, Azulejos, Pastilhas Cerâmicas ou de Vidro, Pedras, Porcelanato, Ladrilhos Hidráulicos.